Meditando

De 12 a 23 de dezembro estarei fazendo meu terceiro curso de meditação Vipassana, “conforme ensinado por S. N. Goenka e seus Professores Assistentes na tradição de Sayagyi U Ba Khin”. clique

É uma experiência árdua, mas enriquecedora: dez dias em nobre silêncio, meditando quase 12 horas por dia. Um dia escreverei sobre o trajeto que me conduziu de Descartes a Buda. Visitem o site indicado acima e procurem conhecer um pouco mais sobre a meditação em geral e o Vipassana como é ensinado por Goenka. Vale a pena. A tradição meditativa do Ocidente parece ter se perdido, mas precisa ser recuperada (ou, quem sabe, recriada).

Não há incompatibilidades incontornáveis entre a técnica meditativa budista e o cristianismo. Ao contrário, o caráter eminentemente científico, não-religioso ou ecumênico da meditação é ressaltado todo o tempo. Por outro lado, espíritos mais racionalistas se surpreenderão com um teoria da cognição sofisticadíssima e, mais ainda, com o esboço de uma Física que antecipa as rupturas relativistas e quânticas em 2.500 anos! (Não é por acaso que uma boa parte dos grandes físicos contemporâneos são indianos).

Neste exato momento em que escrevo, sinto uma saudade antecipada de vocês todos, conhecidos e desconhecidos, saudade da rotina diária de escrever. Só vai passar quando a eu chegar lá e a meditação começar. Aí me sinto como se participasse de uma expedição ao Himalaia ou ao Amazonas. Difícil descrever o que é. Eu disse “árduo e enriquecedor” – não me ocorre melhor definição.

Ainda sobre meditação, dêem uma lida neste post antigo. clique

2 Comentários

  1. Oi, Luiz!Quer dizer que vc também é meditador Vipassana? Adorei! Depois me mande seu e-mail pra eu colocar vc na lista do Café e para trocarmos impressões, arquivos, mp3 (eu medito em casa ouvindo o Goenka que baixei da Rede).É provável que no último fim de semana eu apareça por lá para servir. Então nos conheceremos pessoalmente.

  2. puxa, cheguei atrasado para desejar-lhe sucesso nessa empreitada. maratona vipassana é um desafio e tanto! tb vou pra meu segundo retiro de 27.12 a 07.01. oq me atrai no budismo é justamente essa abordagem racional, pragmática e agnóstica para desenvolver a equanimidade e a compaixão. um grande abraço e bavatu sagga manghalam!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.