Vou meditar. Só volto no domingo, dia 20. Para quem não sabe, o mesmo curso da excelente matéria de Eliane Brum, na Época da semana passada. Será meu quarto curso. Sempre é duro. Desta vez estou preferindo chamar de retiro espiritual mais do que de meditação.

Se me perguntassem sobre o que gostaria de meditar, eu diria sobre a relação entre rigor e compaixão. Em todas as as práticas religiosas esses dois sentimentos (na falta de palavra melhor) sempre se opõem. No entanto, impossível pensar uma religião sem uma ou outra.

O rigor faz pensar em desapego. A compaixão faz pensar em aceitação e acolhimento. O desapego e a aceitação resultam da compreensão da impermanência.

O rigor se volta para mim, a compaixão para o outro. Se o inverso se der, teremos uma boa definição de egoísta: o sujeito que é rigoroso com os outros e compassivo consigo memso.

1 Comentário

  1. Meditação exige paciência.Paciência exige algo que eu não tenho…rs… Mas admiro muito as pessoas que encontram na meditação (em qualquer forma dela) um caminho para o bem-estar, o auto-conhecimento e o amadurecimento espiritual.Beijos daqui…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.