Notetab, o melhor processador de textos em .txt

Outro programa genial e gratuito é o Notetab Light. Há muito tempo, não uso mais processadores de textos pesados, desses que produzem arquivos com a extensão .doc, como o MS Word ou o Open Office. Tenho os dois, claro, para as raríssimas ocasiões em que eles são exigidos em algum trabalho ou, mais frequentemente, como corretores ortográficos. No mais, uso direto o Notetab porque ele é um processador de texto cheio de recursos que trabalha com arquivos .txt, bem menores, mais leves, que os .doc e mais facilmente utilizáveis na internet. Escrevo tudo em txt e depois é só colar aqui no blog, por exemplo.

São muitos os recursos do Notetab, o principal deles é trabalhar com abas: todos os arquivos são abertos dentro de uma mesma janela do programa – como nos navegadores de Internet mais modernos. O programa também memoriza a última posição dos arquivos abertos e sempre que é reiniciado abre tudo de novo no mesmo lugar.

Outro recurso que me foi muito útil quando trabalhava como editor de jornal: os textos das agências vinham com as linhas quebradas e desalinhados. Com dois ou tres cliques de mouse o Notetab junta as linhas e alinha o texto.

Mais um: ele pode transformar um arquivo em branco num clipboard ou área de transferência. Assim, todo texto que você copiar será imadiatamente colado nesse arquivo, dando inclusive um espaço de uma linha entre ele e o próximo. Recurso utilíssimo quando você está fazendo uma pesquisa ou quer criar uma lista a partir de fontes diversas.

Ele tem também recursos de autocorreção, busca&substituição e as barras são personalizáveis. O único defeito, como disse acima, é não ter um corretor ortográfico confiável. Aliás, preciso rever esse ponto, porque é possível que já exista. Outro problema é não haver uma versão em português.

O Notetab tem também versões pagas que eu acho até baratas levando em conta a excelência do programa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.