Noite americana

E então inventamos a noite. A gente precisava sussurrar abraçados no escuro. Era urgente. Por isso inventamos uma noite no meio da tarde. Bastou abaixar a persiana e fechar as portas. Junho fez o resto com seu céu nublado ameaçando chuva.
Há coisas que só se dizem assim, sussurrando abraçados no escuro.

E são essas coisas tão íntimas que vão sendo deixadas para trás – porque nos falta tempo, porque nos falta coragem, porque nos faltam palavras. E então acabamos sufocados de silêncio, desse silêncio duro feito do que não se sabe dizer.

É árduo esculpir palavras nesse silêncio. O que nos sai não vem cheio de decisão e clareza. São vagas confissões de um amor temeroso de não ser bastante – ou mesmo digno do amor que sente. Porque é muito fácil sentir-se fraco neste mundo. Muito fácil sentir-se um fardo ou uma fraude que mais tira do que dá, mãos de ferro sob luvas de pelica.

Por isso era urgente a noite – e mais legítima ela foi porque inventada. Bem aconchegados um no outro sob a colcha de piquê, as palavras nos foram saindo sussurradas, poucas, até que no ar não houvesse nada além de nossa respiração pausada e calma. Só então me dei conta que você adormecera em meus braços. Pequenos espasmos foram percorrendo seu corpo, sinal de que a tensão se dissolvia nessa outra maneira (tão singela) de me dizer “Eu te amo”: você dormia.

Minha respiração fez-se brisa, meu peito era o mar subindo e descendo compassado, meus olhos, estrelas atentas e eu todo era areia. E assim fiquei, uma praia na noite que inventamos, imóvel, a ponta de meus dedos deslizando pela sua testa, às vezes acompanhando o risco da sobrancelha, outras se embrenhando devagar entre os cabelos. Você dormia, eu estava em paz. Dois modos de dizer “eu te amo”.
Quanto tempo terá durado essa noite? É fácil calcular com calendários e relógios. Mas quanto tempo terá durado em mim essa noite, inesperada como um presente?

* * *

– Sonhei…
– Você lembra?
– Não… Quanto tempo eu dormi?
– Quase a noite toda…

Riram. Logo seria dia.

4 Comentários

  1. Quero palavras tão belas quanto essas para dizer que te amo… mas enquanto não as encontro, “EU TE AMO” dá o recado

  2. “Sonhos… sonhos são”… como diria o chico buarque… caro antônio, estou sempre passando por aqui e conferindo suas linhas. Abraços.

  3. “Por que é fácil sentir-se fraco neste mundo”…e como é!Se você soubesse como suas palavras arrebatam-me a alma!Suas crônicas são tão maravilhosas que muitas vezes, muito embora me afetem como um desastre, fazem o meu dia começar com mais emoção, aqui o café não é morno.

  4. Eu tenho medo destas palavras sussurradas no silêncio da noite, mesmo que fantasiada. Elas me saem, assim, feito bólidos inflamados, queimam e ardem…beijos daqui…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.