Escreva cem vezes: “A China é um ditadura”

O queridíssimo Carlos Alexandre me envia um comentário por e-mail sobre a última crônica que é – coom sempre! – uma continuação dela, um resumo, a conclusão ordenada daquele monte de notas:

 

“Acho que você tocou NO ponto. E as perguntas que ficam são: como é que uma economia que pretende ser de livre mercado pode conviver com esta obsessão pelo controle? Será que o Partido Comunista chinês está disposto a abrir mão de seu poder (exercido por meio deste excesso de controle) em benefício da livre iniciativa?

Será que um país que não respeita os direitos mais fundamentais do homem tais como o direito de propriedade (material e intelectual) , o pátrio poder, o direito de expressar e de professar seus sistemas de crença (políticos e religiosos), o direito de lutar por seus interesses juntando forças com pessoas que partilham dos mesmos problemas em sindicatos ou outros tipos de associações pode construir uma sociedade justa? Enfim, será que uma sociedade sem instituições de boa qualidade pode se desenvolver?

A questão tem um acento moral – pois, no fundo, a pergunta é se é justo que uma ditadura floresça. Ou ainda: será a liberdade de fato essencial para o desenvolvimento? Nós acreditamos que sim.

A The Economist e A Front Page têm matérias interessantes sobre o tema: 1 e 2

1 Comentário

  1. Esse questionamento ditaturaXprogresso…é instigante.Será que o progresso atual – lá na China – não pode! ser conseqüência doutra característica dos chineses que não, as instituições político-sociais? Refiro-me à cultura. Exemplo: repare como anda uma chinesa. Ela olha para o horizonte, é altiva.Pense num povo da Antiguidade que experimentou progresso ainda que vivesse sob a égide d sistemas políticos repressores. Agora não lembro. Sei que há. Vai indo lembro.Convivo com orientais: são tenazes, miram bem o objetivo, acordam cedo. Imbatíveis no vestibular. O jeito chinês de ser…ã? É garantia de prosperidade. Arrisco dizer bobagem: os chineses “abriram-se” ao Ocidente e até, à sociedade de consumo. Isso lhes permitiu prosperar. No entanto um chinês ainda é um chinês. Independentemente do fato de viver na ditadura. Sua cultura – riquíssima – é milenar. São aplicados, estudam.Talvez tenham entendido bem as leis do capitalismo.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.