Oração para Nossa Senhora Desatadora de Nós

Nossa Senhora Desatadora de Nós, rogai por nós. Por mim e por ela, tão enroscados os dois. Ah, Nossa Senhora, desata nós, mas não nos separe. E que entre nós perdure o laço.

Nossa Senhora Fazedora de Laços, fazei de nós um laço bem caprichado. Um laço de presente com duas fitas de cor em harmonia e contraste: eu mais ela, igual a nós. Nós enfeitando o presente.

Porque às vezes a vida vira um novelo e cada um de nós parece tão sozinho que nem junto se está, nem separado. Ah, Nossa Senhora, desata logo esse fio para que tudo de novo flua feito o rio que corre para mar.

Rogai por nós, Nossa Senhora, tão tadinhos nessa nossa cegueira medrosa. Dai-nos a luz, Nossa Senhora, mas aos poucos ou nos cegamos de vez e acabamos devotos de Santa Luzia.

Amém

* * *

“O quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi pintado por um artista desconhecido por volta do ano 1700 e é venerado em Ausburg, na Bavária, Alemanha, na igreja de St. Peter Am Perlach. Uma cópia desta pintura é venerada em Buenos Aires, Argentina, para onde foi levada pelo bispo Dom Bergoglio.

Maria é representada como a Imaculada Conceição. Percebe-se que ela está situada entre o céu e a terra. Sobre a Virgem o Espírito Santo derrama suas luzes. Sua cabeça encontra-se adornada de doze estrelas, que remetem às doze tribos de Israel e aos doze apóstolos.

Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós maiores e menores, separados e juntos.

Estes nós simbolizam o pecado original, nossos pecados cotidianos e suas conseqüências que impedem à graça frutificar livremente em nossa vida.

Na parte inferior do quadro vemos que a faixa cai livremente. Um nó foi desatado. Há um anjo e um homem e entre eles um cachorro. Dirigem-se a uma igreja.

Pode-se ver aí uma referência ao livro de Tobias (6,13), onde o jovem Tobias empreende uma longa e penosa viagem na qual conhece Sara. Sara já se casara sete vezes devido a um demônio que dela se enamorara. Todos os seus maridos morreram na noite das núpcias. Tobias consegue casar-se com ela e voltar à casa de seu pai. Isto significa que para dois corações realmente se encontrarem, há que se desatar primeiro muitos nós. leia mais