Oração para Nossa Senhora Desatadora de Nós

Nossa Senhora Desatadora de Nós, rogai por nós. Por mim e por ela, tão enroscados os dois. Ah, Nossa Senhora, desata nós, mas não nos separe. E que entre nós perdure o laço.

Nossa Senhora Fazedora de Laços, fazei de nós um laço bem caprichado. Um laço de presente com duas fitas de cor em harmonia e contraste: eu mais ela, igual a nós. Nós enfeitando o presente.

Porque às vezes a vida vira um novelo e cada um de nós parece tão sozinho que nem junto se está, nem separado. Ah, Nossa Senhora, desata logo esse fio para que tudo de novo flua feito o rio que corre para mar.

Rogai por nós, Nossa Senhora, tão tadinhos nessa nossa cegueira medrosa. Dai-nos a luz, Nossa Senhora, mas aos poucos ou nos cegamos de vez e acabamos devotos de Santa Luzia.

Amém

* * *

“O quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi pintado por um artista desconhecido por volta do ano 1700 e é venerado em Ausburg, na Bavária, Alemanha, na igreja de St. Peter Am Perlach. Uma cópia desta pintura é venerada em Buenos Aires, Argentina, para onde foi levada pelo bispo Dom Bergoglio.

Maria é representada como a Imaculada Conceição. Percebe-se que ela está situada entre o céu e a terra. Sobre a Virgem o Espírito Santo derrama suas luzes. Sua cabeça encontra-se adornada de doze estrelas, que remetem às doze tribos de Israel e aos doze apóstolos.

Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós maiores e menores, separados e juntos.

Estes nós simbolizam o pecado original, nossos pecados cotidianos e suas conseqüências que impedem à graça frutificar livremente em nossa vida.

Na parte inferior do quadro vemos que a faixa cai livremente. Um nó foi desatado. Há um anjo e um homem e entre eles um cachorro. Dirigem-se a uma igreja.

Pode-se ver aí uma referência ao livro de Tobias (6,13), onde o jovem Tobias empreende uma longa e penosa viagem na qual conhece Sara. Sara já se casara sete vezes devido a um demônio que dela se enamorara. Todos os seus maridos morreram na noite das núpcias. Tobias consegue casar-se com ela e voltar à casa de seu pai. Isto significa que para dois corações realmente se encontrarem, há que se desatar primeiro muitos nós. leia mais

10 Comentários

  1. que orem para meu filho voltar a amar a noiva dele que e uma pessoa muito especual de carater e eu torso de todo coracao para esse amor da certo amem nossa senhora desatadora de no

  2. peço que orem pre que possa ser chamado pra um trabalho pois ja fiz exames teste abri cnta no banco e ainda nao me chamarao por favor orem por mim pra que eu comece ja a trabalahr pois tenho familia pra sustententar e a vida finasceira pra mim nao esta nada facil

  3. Fico feliz, anônima. É sempre gratificante quando a crônica ultrapassa a dimensão puramente estética e ganha um sentido terapêutico, digamos assim. Aí eu me sinto mais útil. Se eu quisesse ser mais vaidoso (mas aqui ainda são sete da amanhã, muito cedo para vaidades…) eu diria que adoro quando as pessoas descobrem esse sentido “terapêutico” que a beleza do texto disfarça.Porque, pensando agora enquanto escrevo, eu acredito que o texto há de ter as duas coisas para se dizer literário: beleza e verdade (porque só a verdade é útil!). É, acho que é isso que faz a arte ou caracteriza a arte: mostrar a verdade com beleza.

  4. Hoje, pela manh?, trouxe de volta, para a minha casa um quadro da Desatadora de Nós que tinha dado ao meu namorado. Trouxe porque achei que estava precisando ter aquela imagem, aquela intenç?o, na minha casa, olhar para ela e meditar sobre o ato de desatar. Agora, depois de ler o teu post e a oraç?o, entendi que nós (eu e ele) precisamos disso. N?o imaginas o quanto te agradeço pelo post.

  5. Fantasia de pirata acho que encontra fácil na Turuna, no Saara…e tem uma loja numa galeria da Tijuca q aluga fantasias…Bjs!

  6. Falou com ela? E aí?!!!!!!! Hehe!Adorei a sugestão e vou acatar. Nesse sábado já tenho fantasia pra postar no blog!Beijo!

  7. “mas aos poucos ou nos cegamos de vez e acabamos devotos de Santa Luzia.”Esse trecho é argumentação e tanto.Nossa Senhora que trabalhe direito. Engraçado!!!rs* não ficou claro quem escreveu a oração. Pq se mistura com o texto do outro site. De qq modo é engenhosa, ao estilo conceptista.

  8. Trabalhei numa agência de comunicação que fez um evento chamado: Nós da Comunicação. (isso, com duplo sentido! rs) e distribuíram no final santinhos com Nossa Senhora desatadora dos nós…gurado o meu até hoje!Bjs!

  9. Nem sou Católica. Mas a prece é linda e, tomara Deus, seja atendida.Bjs.Ah, desculpe. Mas desta vez foi impossível não comentar…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.