Divagações sobre Nossa Senhora Desatadora de Nós

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma santa incomum (ver post abaixo).
Não se trata de uma pessoa santificada, como Santa Teresinha, por exemplo, ainda que se refira a Mãe de Deus. Nem tampouco é uma aparição de Nossa Senhora, como é o caso de Nossa Senhora de Fátima.

Nossa Senhora Desatadora de Nós é simplesmente um quadro de autor desconhecido, venerado numa igreja da Bavária desde o início do século 18. Nesse sentido, ela é muito parecida com Nossa Senhora Aparecida, que é uma imagem em terracota encontrada num rio. Mas a semelhança acaba aí. Enquanto Aparecida é uma imagem comum de Nossa Senhora que tornou-se objeto de devoção pelos milagres a ela atribuídos, a Desatadora de Nós já foi criada em ação, desatando os nós de uma fita que lhe é trazida por anjos. Ela é deliberadamente a personificação de uma finalidade muito específica (e dela logo falaremos): desatar nós. E, claro, o significado de “nós” aqui é puramente metafórico e abstrato.

Enfim, Nossa Senhora Desatadora de Nós é uma santa conceitual e, por isso, moderníssima!

Digo isso, porque, ao contrário de todos os outros santos que conheço, ela não age preventivamente (não lhe rogamos proteção) nem posteriormente (não lhe pedimos que nos cure ou corrija um mal). Ela, como o próprio nome diz, opera sobre os “nós”.

O que é um nó? Intuitivamente, acho que todos concordarão que um nó é qualquer obstáculo que impeça o fluxo livre de uma corrente. Mas impeça apenas parcialmente, um entupimento, ou haveria um transbordamento ou uma explosão. Ou seja, o nó antecede o mal e pode mesmo não deixar que ele chegue jamais a se consumar como um fato negativo, mas temporário e passível de correção ou cura. O nó não é uma paralisação, mas um retardamento, um entorpecimento, que pode anteceder uma ruptura – que por sua vez, tende a ser definitiva.

Não tenho certeza, mas acho que podemos assimilar a idéia de nó a idéia de neurose. E assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós torna-se ainda mais moderna e pré-freudiana. Doido, não?

10 Comentários

  1. Não chegou a dar um nó, Marcos, mas vc é espantoso em sua falta de clareza. Ah, sim: “há muitos anos” é com agá (h). Da próxima vez não tenha tanta pressa em parecer inteligente e engraçado.

  2. Olha amigo no seu caso esse nó já virou neurose mesmo… e assim como Nossa Senhora desatadora dos nós surge a partir de um icone (quadro) a devoção de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO que existe a muitos anos, tbm surgiu de um icone… qual o problema… a neurose é só sua mesmo… isso deve ter dado um nó na sua cabeça… kkk

  3. Não entendo o nó como antecessor do mal, nem como um elemento paralisante. Ao contrário, meus nós me impedem de seguir adiante plena. Por isso, quando digo que há um “nó” em minha vida, é porque ele está retesando algo bom de acontecer…Um abração e bom fim de semana!

  4. Viva essa Nossa Senhora Desatadora dos Nós!!!Não sabia essa história do quadro, não. E sempre achei a história de Nossa Senhora da Aparecida muito curiosa. Minha avó, catoliquíssima, me contava as histórias de todos os santos e eu ficava pensando na santa negra encontrada em um rio… Tão brasileiro, né? Tinha que ser nossa padroeira mesmo. Beijo!

  5. Não acho que somos nós que colocamos nós. Mas forças ocultas , rs, sério. Eu creio nisso. Daí a necessidade de proteçaõ dos espíritos ( não gosto da palavra ‘espirito’, devia ser outra, inventad) de luz.

  6. Acho que todo nó é o limite que colocamos em nós mesmos; ou seja: quando deixamos de acerditar em nossas forças.Legal o texto!beijo……………Cris Animal

  7. É, como a psicanlaise não deixa de ser uma forma decurandeirismo, Nossa Senhora Desatadora de Nós bem poderia ser a padroeira dos psicanalistas…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.