Do tempo

Correram depressa esses dias… Há em mim uma urgência, é certo, que nada tem a ver com calendários e relógios e que exigiria um mundo mais lento ao meu redor, de dias indistinguíveis, um eterno domingo de ruas vazias e silenciosas. Uma “urgência interior” sem uma correspondência muito exata no mundo – que ainda assim me exaspera com seus apelos e exigências, suas contas, horários, rotinas, razões, prazos, tarefas, pretextos, com seus personagens. Que tenho eu, afinal, a ver com essa gente que ocupa as manchetes com promessas e discursos, ora rídiculos, ora ameaçadores?  – e ameaçadores exatamente porque são ridículos.  Como é possível que tantos creiam nisso? Será por burrice, interesse, ingenuidade? O mais certo é que seja uma mistura disso tudo, em quantidades diferentes segundo cada um. Uma sonsice generalizada que finge não ver a falsidade evidente dos atos e das falas porque pensa usufruir deles de algum modo. Não, não tenho nada a ver com isso… Ainda que veja nisso um sinal de acelerada decadência que acabará por nos conduzir a um confronto de resultados imprevisíveis, esse mundo é ainda apenas um obstáculo incômodo, mas secundário. 

3 Comentários

  1. Não queria contar o tempo, porque acho que ele não existe; ou existe, mas não dessa forma escravizada. Um tempo que apenas passa, sem começo, meio ou fim…Assunto doido…..rsFicaríamos horas falando do Senhor de tudo e de todos: o tempo!beijoCris Animal

  2. É um jogo de xadrez interminável. Isso não significa que está fora do nosso alcance o livre arbítrio, para criarmos dias de domingo com enormes pausas entre cada pequena jogada.Abraço.

  3. Minha próxima postagem será sobre o tempo. Frase de poeta amiga minha. O tempo tem que ser nosso aliado. Por isso, coloquei a Oração ao Amanhecer no blog. Está antiguinha, na hora de mudar. Mas gosto tanto dela que continua lá.Beijão! Aguardo teu email com a tal idéia!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.