Sofia, 21 anos

Sofia faz 21 anos hoje. Vinte e um anos – e parece que foi ontem tão viva é a memória desses dias de íntima glória, porque nós, nós três, ínfimos e anônimos, chegávamos vitoriosos ao fim de nossa saga – que já contei a você tantas vezes, em crônicas e papos e sonho um dia transformar em romance: “Sofia”. Porque quanto mais o tempo passa e a vida vai ganhando contornos de mitologia, mais acredito que trazer você ao mundo sã e salva foi o que juntou a mim e sua mãe.

Vinte e um anos. Mas o que importa é hoje. Sempre. Se alguma coisa aprendi nesse tempo foi isso: o que importa é hoje. Hoje é o farol que ilumina essas duas longas e brumosas noites, o passado e o futuro. O passado – isso também aprendi, mas ainda custo a acreditar – o passado sempre mais plástico do que o futuro – imprevisível sempre, ou não será futuro.

Porque o amor pode tudo, até mudar o passado – secretíssima alquimia que cada um que a tanto se dedicar há de descobrir. Mudar o passado e nos fazer livres para aceitar o futuro como novidade.

Hoje, diante do mar que tanto amo, bem cedo, pensei em você e no que gostaria de escrever para você. Pensei e senti tanta coisa, mas este pequeno poema com cara de hai-cai que me ocorre agora resume um pouco de tudo.

“O mar é o mesmo,
mas nunca houve nem haverá
duas ondas iguais.”

6 Comentários

  1. Mais uma vez, a mesma exclamção: que coisa linda!Ainda que você seja um “pai” entre aspas, estas não lhe fazem menos artista na “criação” desta mulher que hoje completa 21 anos!Ainda que você e a mãe de Sofia vivam hoje outras histórias o destino lhes colocou lado a lado para compartilhar o nascimento dela.Mais uma vez “felicidades infinitas”, desta vez entre aspas, para todos os personagens desta história que um destino generoso em algum momento uniu.Beijo grande!

  2. Que coisa linda!Deve ter sido maravilhoso acompanhar e auxiliar no desenvolvimento desta agora mulher, Sofia.Achei lindo você constatar que trazê-la ao mundo sã e salva foi o que lhe uniu ao seu bem.Também tenho a minha Sofia, que na verdade não é minha, vai ser do mundo logo, logo…e quando vislumbro a chance de vê-la mulher como a sua me bate a satisfação de um artista diante de sua obra-prima.Felicidades infinitas pra sua Sofia, pra você e pro seu bem, os artistas que a criaram.

  3. Sofia é sua filha? Vc não me disse que era pai. Que bacana, parabéns! A você e a ela. E à terceira pessoa dessa tríade, apesar de eu não conhecê-las. Um beijo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.