Meu pai

O que se perde e o que se ganha nesta vida, meu pai? O que se aprende, o que se leva? Você que já está morto, talvez saiba melhor do que qualquer um aqui. Morto ou mais vivo agora? Pois o que sabemos afinal do que seja a vida?

Um dia de felicidade genuína valerá toda a vida? E o que é isso: “felicidade genuína”? A aceitação ativa de todos os fatos, o sentimento de compreensão de que “Tudo é bom”? Enfim, de onde vem essa consciência que afronta a vida e a interroga com perguntas que talvez não façam sentido para ela? Talvez? Nada! Certamente não há sentido em perguntar à vida qual o sentido dela.

Você está cansado, Antonio. Vá dormir e aceite que amanhã será de novo outro dia, de novo novo, igual e único. Aceite que enquanto a consciência (esse outro nome que se dá à alma) não se reconciliar com a vida, não haverá paz. Não essa paz que agora, exausto, você deseja, de eterno domingo sem vozes nem horas, vazio e igual. Não essa paz, e sim a paz de haver um corpo disposto ao amor e à guerra.

A consciência brota da vida, lá do fundo dela. E por estar mais perto da origem, se insurge contra a vida, contra o fim presumido, a sucessão previsível, a repetição entediante. “A doença, qualquer doença, é a resposta da vida aos apelos da imaginação febril de uma alma em revolta”. Será?

Vá dormir, Antonio. A vida prosseguirá, incessante.

2 Comentários

  1. Estava precisando ler algo assím para começar a semana, para começar o sexto mes de outro ano que, como a vida, “prossegui incessante”.Obrigado.Darío G.

  2. Se as perguntas vêm do equilíbrio ou desequilíbrio entre o corpo e a consciência…E, de pergunta em pergunta, la nave va. Respostas? Cada um, a sua. E quem dá resposta certa é a religião. Um dogma é o melhor antibiotico. Lenimento.Quem não quer uma resposta prontinha? Eu quero tanto! Porque cansa andar sobre a lâmina, em arco, embaixo, o abismo. O sono apazigúa.E todo pai é um norte.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.