listas

… como uma coisa puxa a outra, estou aqui ouvindo meu velho cd da trilha de Blade Runner e me convenço que o filme é a versão futurista de Casablanca, e daí salto para minha lista de melhores filmes e entre eles coloco os dois e mais:

cantando na chuva, beleza americana, além da linha vermelha, a marca da maldade, o feitiço do tempo, janela indiscreta, branca de neve e os sete anões, tempos modernos, férias de monsieur hulot, o apartamento, sunset boulevard, o pecado mora ao lado, o novo mundo, amarcord, ginger and fred, butch cassidy, easy rider, um estranho no ninho,

PASSANDO POR AQUI, DEIXE NOS COMENTÁRIOS OS 10 ou 12 ou 20 ou FILMES DA SUA VIDA!

* * *

Eu simplesmente esqueci, imperdoavelmente:

Último Tango em Paris, Paris, Texas, Alice nas Cidades, Dogville, Os Desajustados

Deve ter mais…

* * *

Os Imperdoáveis, Oito e Meio, La Dolce Vita, Zorba, o Grego, Cool Hand Joe, No Sex Last Night, O Anjo Exterminador

* * *

Cidadão Kayne, Morangos Silvestres,

* * *

Mogli, Dersu Uzala, (Obrigado, Deborah!) Fanny e Alexander,  Casablanca, Show de Truman, Blade Runner

20 Comentários

  1. Amarcord; Zabrinsk Point; paris texas; O livro de cabeceira. Mogli e Bambi. Mas esses são apenas os que lembro imediatamente, como Dersu, Blade Runner; a liberdade é azul… Vale a feiticeira?

  2. ‘O Jovem Frankstein’ eu não vi, mas a patética “A dança dos vampiros”, sim. Vc não acha que “9 e 1/2 Semanas de Amor” tem algo de ‘O último tango em Paris?’. Já ‘Match Point’ tem algo de o ‘Talentoso Ripley’. Não vi ‘Dogville’, mas ‘Moulin Rouge’, parte de ‘Tommy – a Ópera Rock’ e tudo de ‘Chicago’, inclusive num teatro em Chicago ano passado. “Por volta da meia noite” é quase um musical, não é? E só consegui ver uma parte de “Um violinista no telhado’, até agora. Sim, ‘Dançando no escuro’ é melancólico, e bonito, e, se não me falha a memória, o nome da Bjork no filme é minha xará…Muito boa atriz ela foi, mas parece que a cantora só quis fazer aquele filme.
    Também a ‘Sociedade dos Poetas Mortos” me emocionou muito e foi dali que ouvi falar pela primeira vez em Walt Whittman – um libertário, como gosta de dizer a nossa Dorila…

  3. Eu adoro “Todos dizem eu te amo”. Eu acho que há um otimismo quase religioso nos musicais. O unico musical pessimista foi aquele louco de Dogville – que certamente está na minha lista – que é aquele com a Bjorn – como cham? Dançando no Escuro. Match Point é aquele dos amigos criando uma trama na mesa do bar?

  4. Também gosto muito de “Desconstruindo Harry’. Tem uma cena tão absurda que eu nunca me esqueci – a de quando ele sequestra o filho para ir receber um prêmio e no mesmo carro vão ele, o filho, uma prostituta e um morto. Só ele mesmo pra conceber isso…Em “Hanna e suas Irmãs” ele é mais ansioso, neurótico existêncialista que nunca! Gosto do inusitado em “Small Time Crooks”, do muito inteligente “Match Point” (a última cena que faz entender o sentido da trama), do romantismo dele em “Everyone says i love you”( a cena da dança virou antológica), da universalidade do “Husband and Wives”, da cara mais que patética dele em “O escorpião de Jade”, de “Scoop”, “Mistério em Manhattan”, “Vicky Cristina Barcelona” , “Anything Else” etc, etc…
    Do Bernardo Bertolucci só vi “O último imperador” ,”O último tango em Paris” ,que lembro muito pouco (mas do que lembro é fortíssimo!)e “Assédio”, que é dos filmes também mais bacanas que já vi, que, pra completar, tem uma das músicas que mais gosto na vida que é “My favorite things”, do John Coltrane. Bem, se eu me lembrar de mais, vou falando…

  5. Caramba! Vc lembrou bem, Selma! Poderosa Afrodite! Eu gosto tb de “todos dizem eu te amo”. Do bertolucci já devo ter posto o Ultimo Tango que é obra-prima. Que é do mesmo ano que Easy Rider – se não me engano. De qualquer modo, o mesmo espírito – a rebeldia trágica e nômade.

    Tem mais coisa q eu gosto do Woody Allen “desconstruindo harry”, um outro que os amigos inventam numa mesa de bar, annie hall. Lembrei agora de comédia que achei o máximo: O Jovem frankstein.

  6. Ótimo, agora tenho um monte de sugestões de filmes bons para assistir. 🙂

    Os meus são:
    1. Noites de Cabíria (aquela cena final é uma apoteose…)
    2. Wall.E (o primeiro DVD que o lindo do meu filho quis porque quis pegar na locadora. Mas essa animação também é muito tocante, chega a ser poética em muitas cenas).

  7. Errata: Onde se lê “Un homme et una femme”, “Les ans et les autres 1 e 2”, leia-se,’Un homme et una femme 1 e 2 “, ‘Les uns et les autres’…

    Ah, e lembrei de: “Sex and the City” e “Sex and the City 2” (este recentemente) – divertidíssimos !

  8. Amo o cinema e ver filmes é um dos maiores prazeres que tenho. Vou listar todos que indicaria, alguns dos quais já foram citados aqui. Vamos lá:
    Tempos Modernos, As trapaças do Falcão, A fantástica fábrica de Chocolate; Un homme et una femme, Les uns et les autres 1 e 2, Piaf, Camile Claudel, Coco Before Chanel;
    Todos do Woody Allen, todos do Almodóvar, sem dúvidas.
    Todos os clássicos do Walt Disney (acho que começou aqui);
    La Dolce Vitta, E la nave va, A vida é bela, O carteiro e o poeta, Cinema Paradiso; Babette’s Feast, The Barbarian Invasions, Blade Runner, Notting Hill, A lista de Schindler, O piano, O pianista,Curtindo a vida adoidado, Hair, Under the Tuscan sun, Frida, Como água para chocolate, Buena Vista Social Club, Pantaleão e as visitadoras,Borat,Forrest Gump, Damage, Something Gotta Give, Um estranho no ninho, The life of others, Dreams, The constant gardener, My life without me, O céu que nos protege, As pontes de Maddison, Vinicius, Asas do desejo, Goya.

  9. Tom & Jerry (Hanna & Barbera 60’s) – A Guerra dos Botões – Meu Ódio Será Sua Herança – O Bom, O Mau e o Feio – Janela Indiscreta – A Guerra do Fogo – Blade Runner – Ladrões de Bicicletas – ET – AI – Dr. Stranglove – The Party – Tempos Modernos – Citizen Kane – 2001 – Laranja Mecânica – Fahrenheit 457 – Derzu Usala – Da Vida Nada Se Leva – Se Meu Apartamento Falasse – Unforgiven – Voar É Com Os Pássaros (e todos do Altmann) – ……

  10. A noite dos desesperados, La dolce vita, Teorema, La Notte, Laranja Mecanica, 2001 – Odisseia no Espaço, Amarcord, Poderosa Afrodite, A Rosa Púrpura do Cairo, Match Point, Fale com ela, Veludo Azul, Casablanca, Manhattan, tudo de Woody Allen, tudo de Almodóvar, tudo de Godard, tudo de Antonioni, tudo de Clint Eastwood, tudo sem cronologia …

  11. Considero favoritos os filmes que vi mais de duas vezes. Alguns deles são: My Name is Nobody, Tonino Valerii /Signs, M. Night Shyamalan/ O Iluminado, Kubrick/ The Lives of Others, Florian Henckel von Donnersmarck/The Wild One, László Benedek/ Matrix, Larry and Andy Wachowski/ The Men who Knew too much, Alfred Hitchcock / Hair, Milos Forman/ A Passage to India, David Lean/
    Mary Poppins, Walt Disney Studio/Romeu e Julieta, Franco Zeffirelli (revi ontem – Shakespeare ficaria orgulhoso)…

  12. Vou acrescentar na minha lista MOrangos Silvestres e Cidadão kayne (é que eu gosto mais do Welles de A Marca da Maldade, o q não siginifica q não goste de Kayne).

    Tem também muita coisa dos clássicos de Hollywood que eu gostaira de ter tb na minha cinemateca. E, claro, imprescidível: muito, tudo, de Tom e Jerry (os de cinema).

  13. Zorba o Grego! A Trilogia das cores ( mais da Liberdade é Azull). Billy Elliot. Sete Noivas para Sete Irmãos. Noites de Cabíria. Closer. Orgulho e Preconceito. Gladiador. Notting Hill. A Casa dos Espiritos, Isabel Allende. O Último Samurai. O Último dos Moicanos. Marie Antoinette. Veludo Azul. Sabrina. Tomates Verdes e Fritos. A Lista de Schindler. Buena Vista Social Club. Lavoura Arcaica. O Carteiro e o Poeta. Em Nome do Pai. Morangos Silvestres. Paixão de Ana. Pinóquio. Toy Story. Shrek. Os Trapalhões na Serra Pelada. Ladrões de Bicicleta. A Vida É Bela.

    Muitos da minha lista vocês já colocaram e outros, tenho certeza, vou lembrar depois.
    Boa idéia esse post.
    Boa noite. 🙂

  14. Choro um Amazonas e um Nilo com “Paris, Texas”, mas é outro Wender do qual gosto muito. Quanto ao “Trois Couleurs”, é mais interessante assistir na ordem: Bleu, Blanche, Rouge. O meu favorito, no entanto, é o último (“Red” was selected by the New York Times as one of “The Best 1,000 Movies Ever Made)… Tchau!

  15. Eu vou ver as tres cores, tanto que vc fala deles.

    E eu ESQUECI de Wim Wenders, meu Deus!

    Paris, Texas, Alice nas Cidades

    E também esqueci de DOGVILLE

    ultimo tango em paris!

  16. Gosto de muitos clássicos da tua lista – as histórias bem contadas do cinema americano – adoro filmes de animação e “Branca de Neve” é o clássico dos clássicos. No entanto, da minha lista, certamente constariam: “A Fraternidade é Vermelha/Trois Coleurs Rouge”, Krzysztof Kieslowski; “Der Himmel über Berlin” (que não sei como foi chamado em português), Wim Wender; Luzes da Cidade/City Lights, Charles Chaplin; “Sex, Lies and Videotapes”, Steven Soderbergh. Nossa, são tantos… Vou parar por aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.