7 de agosto, o fim do mundo

Estou impressionado com o número de pessoas que acessaram o texto que segue logo abaixo desde a publicação no fim de maio.  Especialmente nos últimos dias, vindos do blog Resto do Nada (http://www.restodonada.com) que o citou em um post. Obrigado pela referência.

O texto foi escrito sem muitas pretensões e é um comentário a outro também reproduzido no mesmo post do blog e por isso supõe sua leitura. O texto integral vcs podem ler aqui: (http://www.carlosmaltz.com.br/blog/?p=191).

Nesse texto, o autor, astrólogo, cita os anos  de 1762, 1845 e 1927,  como anos de “eventos paradgmáticos”  e os associa a “Urano e Júpiter nos primeiros graus de Áries.”

Daí tirei a conta dos 83 anos, não tão precisa assim e que causou confusão em alguns leitores. De qualquer modo, o que importa aqui é o argumento de que um olhar sobre o passado sempre encontrará em qualquer ano indícios de algo que HOJE sabemos que estava, naquele momento, acabando ou começando. Não quero com isso invalidar a Astrologia em si, mas acho o argument fraco para fundamentar suas conclusões.

Acho também interessante que se tente aprofundar esse “culto ao fim” de que falo também.

Segue o meu texto citado no Resto do Nada.

* * *

O fim do mundo está marcado para o dia 7 de agosto. Estréia mundial. Porque parece que é só a estréia.

Segundo me disseram, convém vc ficar em casa.

Não sei se vai passar na TV, mas é bem capaz. O que exatamente acontecerá ninguém sabe ou diz.  Mas sabe-se que o fim do mundo não é tarefa de um dia. Não – será só o começo, o começo do fim.  Depois piora e vai assim até… o fim. Quando então…

Mas o que acontecerá nesses dias parece que será algo que não deixará dúvidas sobre seu alcance e a dimensão.

Depois de mais de 20 anos de um contínuo bombardeio de ameaças catastróficas – esfriamento global, aids, aquecimento global, fim do petróleo, fim da água potável, desmatamento, gripes variadas, crises financeiras, guerras e ameaças de guerra – tudo sempre em proporções globais (para não falar, claro, das desgraças locais) e de uma sensível deterioração da inteligência humana em todos os níveis – da piada que se conta no botequim à filosofia que se ensina na Sorbonne – confesso que me tornei um tanto cético e sempre tendo a acreditar que se trata de mais uma farsa com a intenção de produzir mais medo em nossos espíritos para nos tornar cada vez mais conformados e insensíveis _ às desgraças que pretendam nos impor.

Mas agora há um detalhe: não se trata de pesquisas, estudos, modelos, projeções, etc. Agora é um desenho no céu. Está lá: mais empírico impossível. Um desenho que é interpretado segundo uma lógica analógica que deve ter uns 5 mil anos. Ou seja, não inventaram nada agora.

Esse é o único aspecto que me intriga – e preocupa… Não sei se vc me entendem, mas me assusta exatamente pq é astrologia! Não há departamento de Estado ou de marketing que possa contratar Júpiter para estar lá aquela hora, com Marte, Urano, Saturno e Plutão.

Por outro lado, como é algo que acontece de 83 em 83 anos (segundo entendi), dá pra fazer muita coisa coincidir com esse dia. A verdade é que é muito fácil misturar escatologia e história. Seria, enfim, um belo dia para um atentado, o assassianto de uma autoridade – coisas assim de proporção mundial.

Eu nem sou exatamente um cético, mas é impossível pensar em um ano que, olhando retrospectivamente, não contenha elementos do que hoje possamos ver como o “nascimento de algo novo”  ou ” o início do fim de algo velho”.

Por outro lado, como eu disse, há 20 anos somos bombardeados com a ameaça do fim. Acho que hj em dia quase desejamos o fim, pq fomos convencidos de que nós, os herdeiros da cultura greco-romana-judaico-cristã, somos o mal do mundo. E nisso eu não acredito, não acredito mesmo. Porque, não fôssemos nós, o mundo ainda estaria mergulhado em superstição e isolamento, escassez e tirania.

Devemos a nossa cultura um sentido planetário de humanidade. Isso que chamamos de globalização transcende em muito o aspecto meramente econômico e é sobretudo a expressão material de um senso de fraternidade humana que é essencialmente cristão, ocidental. Algo que incomoda a muita gente, a muito mais gente do que imaginamos. Gente que abomina a idéia de liberdade e igualdade – nessa ordem. Ou seja, de uma igualdade fundada na liberdade individual, de uma igualdade entre indivíduos.

A idéia de que somos todos filhos de Deus segue sendo a única idéia revoluciária de fato acontecida neste mundo.

* * *

Um e-mail que recebi veio com este mapa do dia 7 que não sei exatamente a quem atribuir. COmo mapas astrológicos não têm obviamente características marcadamente autoriais, acho que não há problema em repoduzi-lo.

18 Comentários

  1. Bom galera, é isso aí! 10/08 e estamos aqui, espero! Ou será outra dimensão, de qualquer forma tentei fazer tudo como sempre fiz, será que entrei num espiral de morte?
    Acho que não! rsrsrs.

    Feliz Ano Novo a todos!

    Bjs

  2. Não tem jeito, Marcito. Dirão que começou a acabar ou que acabou em uma dimensão e isto que vc vê da janela é só uma ilusão. E por aí vai…

  3. Raro Caetano (você, não o outro):

    Só hoje recebi os informes de suas novas crônicas, onde vc diz que não está fazendo mais crônicas; no entanto, as recebi (?).
    E uma delas indica, cabalístico e astrológico, um fim para este mundo no dia 7 de agosto (agosto de novo? Com outros tantos 11 meses pra agourar, ainda insistem com agosto?).
    Só que já é 9, ou são? (segundo G.Rosa, pãos ou paes é questão de opiniães…).
    Como ainda não fui até a janela, aproveito o ensejo para perguntar: Acabou????

  4. Pois é, Gabi. O que digo é que OLHANDO RETROSPECTIVAMENTE para qualquer dia passado, encontraremos indícios do começo desse novo e do fim do que lhe antecedia. Talvez daqui a 20 ou 20 anos a gente descubra algo mais palpável, que nesse dia e sob esse céu nasceu nem digo um novo Cristo ou mesmo um novo Buda, mas um grande líder. Talvez… Mas, de fato, ao que sabemos, nada de revelevante aconteceu ontem, nada que marque o incio ou fim de nada.

  5. Não é o fim do mundo como: “todos irão morrer”!
    Significa a passagem do mundo atual que conhecemos(no sentido de civilização,tabus,a forma de levarmos a vida num geral) para algo novo,uma nova Era está para acontecer…
    😉

  6. Bom, 7 de agosto vem acompanhado de algumas previsoes, a biblia fala que o inicio do APOCALIPSE sera quando uma grande cruz surgir nos ceus, ei-la entao!!!

    Lemos sempre essas noticias, nos apavoramos, ouvimos falar da nova ordem mundial, dos chips emplantados, dos governos conspiradores, das trilhas quimicas espalhadas por avioes, pesquise no You Tube “CHEMTRAILS” enfim se o apocalipse NAO vier, nossos governantes nos matarao, credo somos alvo mesmo de extincao.

  7. Estou impressionado com o número de pessoas que acessaram este texto desde a publicação no fim de maio, especialmente nos últimos dias, vindo do blog Resto de Nada (http://www.restodonada.com) que o citou em um post.

    Este texto foi escrito sem muitas pretensões e é um comentário a outro também reproduzido no mesmo post do blog e por isso supõe sua leitura. O texto integral vcs podem ler aqui: (http://www.carlosmaltz.com.br/blog/?p=191).

    Nesse texto, o autor, astrólogo, cita os anos de 1762, 1845 e 1927, como anos de eventos paradgmáticos é os associa a “Urano e Júpiter nos primeiros graus de Áries.”

    Daí tirei a conta dos 83 anos, não tão precisa assim e que causa confusão em alguns leitores. De quanlquer modo, o que importa aqui é o argumento de que um olhar sobre o passado sempre encontrará em qualquer ano indícios de algo que HOJE sabemos que estava acabando ou começando. Não quero com isso invalidar a Astrologia em si, mas acho o argument fraco para fundamentar suas conclusões.

  8. Ta tudo muito bem explicado, eu andei pensando hoje no que poderia acontecer dia 7 de agosto.
    Acho que vamos sofrer algum tipo de mudança no alinhamento, nao muito forte. Mais pensem comigo, que inverno é esse de 30 graus durante o dia. O mundo vai começar a selecionar as pessoas pós esse alinhamento, com furacoes mais fortes, tsunamis mais constantes, guerras, paises indo a falencia, etc.. O fim somente sera quando todos os planetas se alinharem no 21 de dezembro, ai sim o bixo vai pegar ..
    (c:

  9. Ta tudo muito bem explicado, eu andei pensando hoje no que poderia acontecer dia 7 de agosto.
    Acho que vamos sofrer algum tipo de mudança no alinhamento, nao muito forte. Mais pensem comigo, que inverno é esse de 30 graus durante o dia. O mundo vai começar a selecionar as pessoas pós esse alinhamento, e o fim vai ser quando todos os se alinharem no 21 de dezembro, ai sim o bixo vai pegar ..
    (c:

  10. Pingback: Anônimo
  11. Só agora lembrei-me. Os versos, na verdade, são: “a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”. Seja o que for, pode ser a receita para enfrentarmos o 7 de agosto e além.

  12. Também li o email do Maltz e fiquei intrigada. Pelo que sei, Urano já está entrando no primeiro grau de áries. Parece que falta agora a companhia dos demais para a complementação do quadro, o que deve ocorrer em agosto. Ademais, é ano do tigre, geralmente um ano “intenso”. Só esperando o 07 de agosto de 2010 com “a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranquilo”. Beijos meus!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.