ela, magnífica

As fragatas passam rente ao teto do prédio e o sol poente rebrilha no corpo do avião lá bem alto. Vim, na verdade, ver a lua nascer, como já fiz tantas vezes num passado hoje mítico, quando o tempo parecia não exatamente imóvel, dócil ou cúmplice, mas tudo isso do modo quase traiçoeiro dos gatos. Um tempo marcado menos por calendários e relógios do que pelo lento movimento da luz do sol e da lua pela casa e no céu.

Agora me surpreende como me agrada estar aqui no apartamento esvaziado de toda a minha história: as paredes brancas sem quadros, as estantes quase sem livros ou objetos, sem telefone, sem computador. Sou como um nômade onde antes era não sei se rei ou exilado.

A história é sempre um fardo: possui volume, peso e com o tempo já não se pode mais arrastá-la sozinho. Claro, cheia de valor e brilho, cheia de secretas compensações. Mas eu, se puder escolher, agora me quero assim, sem quadros, sem livros, sem móveis, sem nada que se diga meu, a não ser esse gosto pelas palavras e um amor com quem partilhar o silêncio.

Finalmente, lá está ela, magnífica!

Reverente, apago as luzes e fico no escuro, quieto, vendo. De quase cor de laranja, ela foi se aperolando até tornar-se branca, branca – e perfeitamente esférica. Me dou conta que ela é como um espelho que reflete o sol. E há nisso tanto significado e tanto símbolo… Mas, não, não agora. Agora, reverente, sou só silêncio.

antonio_caetano_foto

(foto de Antonio Caetano, meu queridíssimo amigo e xará!)

1 Comentário

  1. Texto maravilhoso, dum escritor completo.
    A narrativa cria suspense no leitor que acompanha esse narrador lírico,agora, em pistas que desafiam a curiosidade: não se sabe o porquê de o narrador viver em um apartamento sem móveis e de paredes brancas.
    Deixará , finalmente, esse lugar onde vive em contemplação e reflexões. Ou, terá criado um lugar único e apartado de uma decoração convencional, a dos humanos que adoram demarcar paredes com quadros, lembranças; as estantes, com livros…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.