Estudos online: apresentação

Por ora, os estudos são gratuitos.

A idéia é trabalhar em grupos de até três pessoas, com encontros duas vezes por semana, sempre à noite, a partir das oito, e nunca às terças e quintas.. O método é o “clássico”: leitura, discussão e comentário. Haverá um cronograma, metas e tarefas.

Serão dois os estudos oferecidos: Redação e Filosofia.

O objetivo do Estudo de Redação é escrever melhor. O foco não é o conhecimento formal de ortografia e gramática, mas simplesmente desenvolver a técnica de escrever segundo um método criado por mim. Serão de 12 a 18 aulas, divididas em 4 módulos.

O Estudo de Filosofia é uma leitura das Meditações Metafísicas de René Descartes – o livro central de toda a filosofia desde então. Minha leitura é original, descomprometida com as leituras acadêmicas correntes. No mínimo, porque essas leituras desprezam o aspecto mais óbvio e primário das Meditações: o de ser uma meditação. Outro aspecto desprezado, este já imperdoável: a beleza do texto. Meditações Metafísicas é talvez o livro mais bonito que já li, tomando como critério a relação entre tema e linguagem. Faremos então uma leitura digamos “literária” de Descartes. Como são seis meditações, acredito que 18 aulas serão suficientes.

Pretendo também criar outros grupos de leitura. Gosto da idéia de ler junto, com o compromisso de atingir metas comuns de leitura. Porque tem me acontecido algo que não me parece incomum, principalmente com quem é mais velho: leio vários livros ao mesmo tempo e raramente termino um. Os grupos poderiam ser uma forma de organizar essa bagunça.

Enfim, quem quiser participar dos primeiros grupos de estudos é só mandar um e-mail para ahc@cafeimpresso.com.br