StartClock, um programinha genial

Eu vivo procurando programas gratuitos de computador que resolvam problemas às vezes muito específicos meus. Por exemplo, sempre me aborreceu que a barra de tarefas do Windows perdesse um espaço enorme com a palavra “iniciar” inutilmente escrita. Se trocamos a posição da barra de horizontal (o mais comum) para vertical, a palavra “iniciar” some, restando apenas o logo do Windoes – um ganho enorme de espaço. Acontece que eu não gosto de usar a barra na posição vertical…

Durante anos (sim, anos!), procurei um programa que me resolvesse o problema. Finalmente, encontrei, num site chamado 1 Hour Software, o genial StartClock. O programa foi abandonado pelo autor, mas ainda pode ser baixado.

O que ele faz? Simplesmente substitui a palavra “iniciar” por um relógio! “Ora!”, perguntará o leitor arguto, mas afoito, “Não é o mesmo que trocar seis por meia dúzia? Afinal, o espaço continua ocupado do mesmo jeito”. Terá razão o leitor. Mas, além de ganhar um relógio muito mais legível, ele agora poderá desabilitar aquele outro, tradicionalmente colocado na extremidade oposta da barra, ganhando o espaço pretendido! Para mim, que trabalho com muitos programas abertos ao mesmo tempo – uns dez, em média – esse espaço da barra é vital.

Por isso, mais uma dica: você pode personalizar a “área de notificação” – aquele espaço no canto direito da barra onde aparecem os ícones de serviços e programas em uso, reduzindo ao mínimo necessário aqueles que irão de fato aparecer.

Simples: clique com o botão direito sobre a barra, escolha “Propriedades”, depois a aba “Barra de tarefas”. Na parte inferior da janela que se abrirá, você verá a indicação “Área de notificação”. Clique no botão “Personalizar”. Uma nova janela é aberta e nela estão relacionados os ícones e serviços autorizados a aparecer na área de notificação. Ao lado de cada um, numa coluina intitulada “Comportamento” estão indicadas as opções de uso. Por padrão, a opção é “Ocultar quando inativo”. Mas se você clicar sobre a alternativa, um pequeno menu se abrirá com mais duas opcões: “Sempre mostrar” e “Sempre ocultar”. Escolha “Sempre mostrar” e livre-se de todos os ícones que considerar incômodos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.