Presente de aniversário

Mais uns dias e será seu aniversário. Hora de me perguntar, como todo ano, o que lhe dar de presente. Sempre, sempre penso em livros. Penso em outras coisas também: jóias, vestidos, jantares, passeios. Mas jamais dispensarei os livros. Porque são como pedaços de mim ao alcance das suas mãos e dos seus olhos. Um modo de estar sempre perto, de ser para sempre, de partilhar dessa precária eternidade dos livros que tanto me comove. Um olhar discreto seu para um ponto exato na estante e lá estarei eu, tão íntimo e tão secreto.

Outro dia, fiquei idealizando um livro só de crônicas minhas escritas para você. Gosto de imaginar que jovens apaixonados de gerações futuras lerão um dia essas crônicas em busca de palavras que dêem forma ao indizível amor que sentem; e então, por seus olhos, nós de novo ganharemos vida, esta vida, como personagens encarnados em atores. Sim, eu e você emprestaremos a esses jovens embriagados e atônitos um tanto do ouro que criamos desde a lavra bruta à delicada ourivesaria, dia após dia, sempre com paixão, mesmo quando nos faltava a esperança.

Todo amor é ouro. Por isso, não é fácil o amor. Por isso morre-se de amor dizendo “eu sou poeta e não aprendi a amar”. Mas amar não se aprende; amar ensina. Ou ilude. Nos faz mais fortes ou nos mata. Porque amor é sina: estamos condenados ao amor como à vida. Tudo é amor: os sentimentos todos são modos diferentes do amor que nos consome para alimentar as estrelas.

Eis enfim o que eu tenho para lhe dar: ouro. O ouro árduo que garimpo e esculpo. Nosso ouro que nos torna mais ricos. Com ele, vamos banhando os objetos mais insignificantes e cotidianos; e dele fazemos jóias e correntes. Não nos poupamos porque a secreta alquimia dos amantes se encarregará de multiplicá-lo.

Mas mesmo todo o ouro com que lhe enfeito não poderá torná-la mais preciosa. Ouro? Você merecia mais. Virá com o tempo, que dá forma ao ouro e lhe aumenta o valor.

5 Comentários

  1. Maravilhosa crônica!!O que nos move neste mundo é o amor, sem ele o mundo se tornaria um deserto inóspito…Parabés pelo blog!!

  2. Tinha presente melhor que esse?! Acredito que não.Você é demais, Antonio.Sempre repetirei as mesas coisas, até que eu consiga encontrar outras para expressar o quão eu gosto das coisas que você escreve.Parabéns.Beijos,Bê.

  3. Antonio construiu um narrador-personagem especialmente belo e bom. Houvesse homens assim…Não! Não, não achei o personagem artificial, nada disso!Ele corresponde ao sentimento universal do Amor. Platão que o diga, e salve! Camões.Algumas mulheres são céticas, saiba, Sr. Cronista. Mas, mesmo as céticas, ficam ‘passadas’ com essa estética Amor, costurado fio a fio, no ouro dessa crônica. Cada linha é um quadro, repara.Parabéns ao cronista! Como sempre faz sua mágica de nos encantar, eu, nós, os leitores.

  4. A moça deve ser muito especial, pois o presente é mais que uma jóia. Parabéns aos dois, à moça pela aniversário e ao artista pela preciosidade!

  5. Linda crônica, lindo presente de aniversário. Perdoe-me o termo quase insuportavel e redundantemente inaudível: “feliz felizarda”! Coisas da nossa língua portuguesa…Sempre acompanho seu site, um lugar ótimo para um café e comparável aos cafés parisienses da minha imaginação.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.